60 gramas de gelo a 0ºC absorvem calor do sol na taxa de X (cal/min) e se derretem completamente em 5 minutos. Pode-se afirmar que a quantidade de calorias por minutos (X) que o gelo absorveu, em média ,é : (Dado: calor latente de fusão do gelo = 80 cal/g).

a) 960 b)400 c)560 d)24000 e)2400

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-06T18:08:27-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Para derreter o gelo são necessárias:

Q=m.L\\
\\
Q=60*80=4800 \ cal

Neste caso a absorção de calor foi na ordem de 

X=\frac{4800}{5}=960 \ cal/min
3 4 3
2014-07-06T18:14:42-03:00
Usaremos a fórmula: Q = m*L
onde Q = quantidade de calor
m = massa -> 60g
L = calor latente -> 80 cal/g
Q = 60*80 -> Q = 4800

Poderíamos também usar uma regra de 3:
80cal --- 1 g
xcal ---- 60 g
x = 60*80 = 4800

A quantidade de calor absorvida nos 5 minutos foi 4800 cal. Mas observe que ele pede cal por minuto, e como o tempo decorrido foi 5 minutos, temos:
4800/5 = 960cal/min
Resposta letra A.
3 4 3