Respostas

2014-07-06T19:40:49-03:00
A Guerra do Paraguai chamada também de Guerra da Tríplice Aliança foi um dos maiores conflitos armados internacional ocorrido na America do Sul no século 19. Foi travada entre o Paraguai e  tríplice Aliança (Brasil,Argentina e Uruguai),a guerra estendeu-se de dezembro de 1864  a março de 1870.
O conflito iniciou com  a invasão do província brasileira de Mato Grosso pelo exército do Paraguai,sob as ordens do presidente Francisco Solano López. O ataque paraguaio  ocorreu após uma intervenção do Brasil no Uruguai,em 1863.
A Guerra do Paraguai durou seis anos,com a morte de Francisco. O governo uruguaio do ditador Aguirre,que era líder do Partido Blanco e aliado de Solano López,o ditador paraguaio se opôs à invasão brasileira do Uruguai,porque contrariava seus interesses.
O governo paraguaiano aprisionou no porto de Assunção o navio brasileiro, Marquês de Olinda, e em seguida atacou a cidade de Dourados,em Mato Grosso,foi o estopim da guerra. Em maio de 1865,o Paraguai fez várias incursões armadas em território argentino,com o objetivo de conquistar o Rio Grande do Sul. Contra as pretensões do governo paraguaio, o Brasil a Argentina e o Uruguai reagiram,firmando um acordo militar chamado de Tríplice Aliança.
Antes da guerra, o Paraguai era uma potência econômica na América do Sul,era um país independente das nações europeias.
As forças armadas brasileiras,chefiadas pelo Almirante Barroso,venceram a batalha do Riachuelo,libertando o Rio Grande do Sul. Em maio de 1866,ocorreu a batalha de Tuiuti, que deixou saldo de 10 mil mortos,com nova vitória brasileira. Em setembro, os paraguaios derrotaram as tropas brasileiras na batalha de Curupaiti. Desentendimento entre os comandantes militares argentinos e brasileiros,levaram o imperador Dom Pedro II a nomear Luís Alves de Lima e Silva, e o duque de Caxias,para o comando geral das tropas brasileiras.  Em 1867 a Argentina e o Uruguai se retiraram da guerra. Ao lado de Caxias, outro militar brasileiro que se destacou na campanha do Paraguai foi o general Manuel Luís Osório.
No inicio de 1869, o exército brasileiro tomou Assunção,capital do Paraguai, a guerra chegou ao fim em março de 1870, com a Campanha das Cordilheiras.
Para o Paraguai,a derrota na guerra foi desastrosa, o conflito havia levado à morte cerca de 80% da população do país. A indústria foi arrasada e com isso, o país voltou  a dedicar-se quase exclusivamente à produção agrícola.