Respostas

2014-07-06T19:56:51-03:00
As especiarias eram muito desejadas pelos europeus e vendidas tão caro, pelos seguintes motivos:
Especiarias eram importantes porque escondiam o sabor da carne estragada.
Eram caras porque só eram encontradas no leste da Ásia, para chegar lá os mercadores deveriam usar uma rota marítima conhecida como rota da seda, era uma viagem longa, essa viagem gerava despesas, como a alimentação. Corria-se também o risco de roubo das mercadorias na volta da viagem, já que o grande movimento comercial no local, despertou o interesse de piratas. Comerciantes ao longo da viagem na rota, eram expostos à muitas pessoas e climas ambientais diferentes, e muitas vezes adoeciam ou morriam ao longo da viagem. A rota da seda, passava por diversas regiões, essas regiões na tentativa de ganhar lucro desse comércio, cobravam impostos para permitir a passagem dos navios na volta.
Por isso a mercadoria era tão desejada e tão cara.
16 4 16
2014-07-06T23:22:12-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezada,

As especiarias eram produtos orientais, entradas nas Índias, como o cravo-da-índia, noz-moscanda, a pimenta-do-reino, o açúcar, a canela, o anis-estrelado, o gengibre, o coentro, a mostarda e o açafrão, que antes e durante o início das grandes navegações eram vendidos com altíssima lucratividade na Europa, como o lucro de até 6.000% obtido pelo navegante Vasco da Gama.

Na ausência de técnicas mais adequadas de conservação na época das grandes navegações, como congelar os alimentos, as especiarias ajudavam a melhorar o sabor de comidas que já não estavam tão adequadas ao consumo quanto deveriam. Além disso, devido ao alto preço, eram uma maneira de se destacar entre os demais ricos e nobres, de modo que seu uso demonstrava riqueza e luxo. Nesse sentido, também não odiam ser plantadas na Europa.

Alguns desses temperos foram levados para a América, sendo cultivados e, assim, viabilizando o projeto colonizador, especialmente a planta indiana cana-de-açúcar, com a qual se produzia o açúcar.

Para complementar essa resposta, sugiro que veja os vídeos " A História do Mundo em Duas Horas " , " HISTÓRIA DO BRASIL: A COLONIZAÇÃO DO BRASIL " e " Brasil: Uma História Inconveniente ", facilmente encontrados no you..tube.

Bons estudos!
4 4 4