Elizabete almoça em um restaurante que vende comida a quilo, isso é, onde se paga de acordo com a quantidade de alimento colocada no prato. nesse restaurante o quilograma custa R$ 28,00 e Elizabete recebe da empresa onde ela trabalha um vale refeição diário de R$ 12,00. sobre esta situação responda:
a) lei de formação da função que representa o gasto com almoço

b) no dia em que Elizabete consumir 500g de alimento o valor do vale-refeição será suficiente para quitar o débito no restaurante?

c) Quantos vales refeição ela gastou para pagar a conta de uma semana de almoço se o total foi de R$ 84,00

2

Respostas

2014-07-06T21:02:10-03:00
A) G = n*P
Onde G = gasto com o almoço.
n = quantidade em quilos de refeição
P = preço do quilo de refeição
b) Não, pois o preço da refeição será 14 reais, sendo 2 reais mais caro que o vale.
c) 84/12 = 7 vales. 

A melhor resposta!
2014-07-06T21:08:31-03:00
Olá

A-)
O Preço que você pagará está em função do Kg, como cada Kg custa R$28,00 e você tem recebe um vale fixo de R$ 12,00, portanto temos que

Vamos chamar o Preço de ''P'' e o Kg de ''K'', portanto:

P(K) = -28K + 12
---------------------------------

B-) No dia que ela consumir 500 gramas ou (0,5Kg)

P(0,5) = -28.0,5 + 12

P(0,5) = -14 + 12

P(0,5) = -2 , portanto ela não terá dinheiro e ficará devendo 2 reais

-------------------------------

C-)  Bom, sabemos que 1 vale refeição tem R$ 12 reais, se ela pagou R$ 84 reais então ela usou X vales refeições:

1 Vale ----------R$ 12
X vales ---------RS 84

12X =  84

X = 84/12

X = 7 vales refeições

----------------------------

Dúvidas ou erros só avisar

abraço!
1 5 1