Respostas

A melhor resposta!
2014-07-06T22:56:42-03:00
A sociedade mineradora era urbanizada e com mobilidade social (era mais fácil principalmente no início da mineração o indivíduo ascender socialmente com a descoberta de ouro), diferente da sociedade açucareira, tinha um grande número de homens livres ocupados nas mais diversas profissões. Na hierarquia social havia a elite (grandes mineradores e comerciantes, latifundiários, altos funcionários portugueses), a classe média composta de profissionais sem patrão e que podiam adquirir escravos (pequenos comerciantes e mineradores, advogados, médicos, etc.), os trabalhadores livres pobres e os escravos.
1 5 1
2014-07-06T23:57:42-03:00
   O Brasil foi dividido em Capitanias Hereditárias, depois em Governo-Geral.Foi um caos eles tentarem estabelecer as capitanias hereditárias, a coroa portuguesa estabeleceu no Brasil um Governo-Geral como forma de centralizar a administração, tendo mais controle da colônia. As capitanias hereditárias fracassadas foram transformadas em capitanias gerais.O primeiro governador-geral foi Tomé de Sousa, que recebeu a missão de combater os indígenas rebeldes, aumentar a produção agrícola no Brasil, defender o território e procurar jazidas de ouro e prata.Nesse mesmo periodo começaram a existir câmaras municipais, órgãos políticos compostos pelos "homens-bons". Estes eram os ricos proprietários que definiam os rumos políticos das vilas e cidades. O povo não podia participar da vida pública nesta fase ate porque as pessoas erram masacradas tratadas como escravos.

1 5 1