A) Qual é a carga mais provável do íon formado a partir de um átomo com número atômico 20?
b) Qual é a carga mais provável do íon formado a partir de um átomo com número atômico 17?
c) Que tipo de ligação química esses dois átomos podem formar?
d) Escreva a formula mínima do composto formado.

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-06T23:58:28-03:00
A) O átomo é o Cálcio, por ser um alcalino terroso, ele doa 2 elétrons, sendo a carga do cátion formado = 2+
b) O átomo é o Cloro, sendo da família dos halogênios, ele rece 1 elétron e o ânion formado tem carga = 1-
c) Uma ligação iônica.
d) CaCl2
25 4 25
2014-07-07T00:02:41-03:00
Olá 

A-) o átomo em questão possui 20 prótons e portanto é o Cálcio, fazendo a distribuição eletrônica do Cálcio verá que ele tem tendência a doa 2 elétrons, portanto Ca²⁺ será a carga do íon Cálcio

B-) O átomo que possui número atômico 17 é o Cloro, fazendo a distribuição eletrônica do Cloro você chegará a conclusão de que ele tem tendencia a receber 1 elétron, logo a carga do íon cloro seria Cl⁻¹

C-) a ligação entre o Cloro e o Cálcio seria uma ligação iônica, pois os átomos em questão possui uma alta diferença de eletronegativa, logo o cloro teria força suficiente para arrancar os elétrons do Cálcio.

D-) Ca²⁺ + Cl⁻  ---> CaCl₂ que é o Cloreto de Cálcio

-----------------------

Dúvidas ou erros só avisar

abraço!
9 4 9