Respostas

A melhor resposta!
2014-07-07T11:20:28-03:00
A)

Ângulos complementares, a soma dos valores é 90º

2x + 12 + x + 18 = 90

3x = 90 - 30

3x = 60

x = 20º

Primeiro ângulo:

2x + 12

2.20 + 12 = 52º

Segundo:

90 - 52 = 38º


b) Um é dobro do outro: y = 2x
    São suplementares: x + y = 180

Vamos substituir para achar o menor (x):

x + 2x = 180

3.x = 180

x = 60º
3 5 3
2014-07-07T11:23:02-03:00
1) Complementares ~> sua soma é igual a 90º, então:
2x+12+x+18 = 90
3x = 90-12-18
3x = 60
x = 20

Substituindo x, os ângulos são:
2.20+12 = 52º
20+18 = 38º

2) Suplementares ~> sua soma é igual a 180º, então
x + 2x = 180
3x = 180
x = 60º

Logo, o valor do menor é igual a 60º, enquanto o maior vale 120º.

Espero ter ajudado.
Abraços!
2 5 2