Em uma ligação iônica, temos como principal fenômeno a perda de elétrons de um átomo para outro que irá recebe-los. Sabendo que, segundo a teoria do Octeto, eu preciso de 8 ou 2 elétrons na última camada para um átomo permanecer estável, explique como ocorre essa estabilização na ligação iônica, sabendo que um dos átomos perder elétrons.

2

Respostas

2014-07-07T11:28:27-03:00
Os elementos dividem o elétron mais periférico do elemento mais estável. Sendo os ligantes um metal e o outro ametal.
Acho que é quase isso... ✌️
2 3 2
A melhor resposta!
2014-07-07T12:17:50-03:00
Olá

Essa estabilização ocorre no momento em que um elétron tem força suficiente para arrancar todos os elétrons que o outro átomo deseja perder. Bom, em uma ligação iônica se tem um átomo que quer perder então é porque tem um quer quer ganhar, logo o que entra em questão é a alta diferença de eletronegatividade ou seja, quanto mais eletronegativo maior terá a força para arrancá-los até que os dois estejam com oito elétrons na camada de valência ou dois elétrons (como é o caso do hidrogênio) na camada de valência

-----------------------------------

Qualquer dúvida só avisar

abraço!
4 5 4