Respostas

2014-07-07T12:09:32-03:00
Olá

Tenha em mente que as radiações são fenômenos EXCLUSIVAMENTE  NUCLEARES, ou seja decorre do núcleo atômico. Ta efeito acontece quando esses núcleos se encontram muito instáveis e assim na tentativa de estabiliza-los eles acabam por emitir partículas e radiações eletromagnéticas.

As principais partículas são

*Partículas Alfa , são uma partícula pesada constituída de 2 prótons e 2 neutrons, sendo assim ⁴₂α, logo a sua emissão acaba tirando 2 prótons de um átomos e diminuindo seu número de massa em 4. Por ser pesada ela tem uma velocidade relativamente pequena e assim o seu poder de penetração é baixo

*Partículas Beta são partículas pesada constituída de apenas 1 elétron, ela é emitida pela desintegração de um nêutron que se quebra liberando um próton um neutrino e a partícula Beta  ₋₁°Y. Por ter uma massa pequena a sua velocidade acaba sendo alta, tendo um poder de penetração considerável até.

*Raios Gama: ATENTE-SE AO FATO DE QUE ESSES RAIOS NÃO SÃO PARTÍCULAS E SIM ONDAS ELETROMAGNÈTICAS. Na verdade toda vez que as partículas beta e alfa são emitidas saem esses raios gama. Eles não possuem prótons e nem massa e sua velocidade é altíssima o que lhe confere um alto poder de penetração.

------------------------------------------

Obs: as leis que você pedem são apenas para descrever as partículas e as ondas aí acima acho que a da partícula alfa seria lei de soddy-farajans aí a segunda, beta, seria 2º lei de soddy e farajans é pq eu nunca decoro o nome deles o que importa mesmo é isso aí acima.

----------------------------

Abraço!





1 2 1