AMIGOS,PRECISO RESOLVER ESSES EXERCICIOS,PODEM ME AJUDAR??
DESDE JÁ SOU GRATA!!

1- SÃO DADAS AS EQUAÇÕES TERMOQUIMICAS


S(s) + O₂(g) -> SO₂(g) ΔH₁= - 71,0 kcal
SO₂(g) + 1/2 O₂(g) -> SO₃ ΔH₂= - 23,4 kcal

A VARIAÇÃO DE ENTALPIA (ΔH) DA EQUAÇÃO S(s) + 3/2 O₂(g) -> SO₃(g) É :


2- CONSIDERE AS SEGUINTES TRANSFORMAÇÕES QUE ENVOLVEM O ELEMENTO SÓDIO:
I II
Na(s) -> Na(l) -> Na(g)

HÁ ABSORÇÃO DE ENERGIA NA REALIZAÇÃO
a) DA TRANSFORMAÇÃO I,SOMENTE.
b) DA TRANSFORMAÇÃO II,SOMENTE.
c) DAS TRANSFORMAÇÕES I E II.
d) NENHUMA DAS ALTERNATIVAS ANTERIORES.

3- NOS ESTADOS UNIDOS ,EM 1947, A EXPLOSÃO DE UM NAVIO CARREGADO DO FERTILIZANTE NITRATO DE AMONIO CAUSA MORTE DE CERCA DE 500 PESSOAS.A REAÇÃO OCORRIDA PODE SER REPRESENTADA PELA EQUAÇÃO:

2NH₄ NO₃(s) -> 2N₂(g) +O₂(g)+4 H₂O (l) ΔH= - 411,2 KJ

NESSE PROCESSO,QUANDO HÁ DECOMPOSIÇÃO DE 1,0 MOL DO SAL(NH₄ NO₂) OCORRE

a) LIBERAÇÃO DE 441,2 KJ
b) ABSORÇÃO DE 411,2 KJ
c) ABSORÇÃO DE 205,6 KJ
d) LIBERAÇÃO DE 205,6 KJ



2
já já eu venho aqui pera ae é pq a resolução vai ser bem grande ! ;)
Obrigada amigo,desde já agradeço

Respostas

2014-07-07T15:03:40-03:00
1)    Soma as duas reações

S(s) + O₂(g)  ->  SO₂(g)    ΔH₁= - 71,0 kcal

SO₂(g) + 1/2 O₂(g)  -> SO₃   ΔH₂= - 23,4 kcal
--------------------------------------------------------------------------------

S + 3/2 O2  ~> SO3  ΔH =  - 71 + (- 23,4) =  - 94,4 kcal



2)

             2NH₄ NO₃(s) ->  2N₂(g) +O₂(g)+4 H₂O (l)      ΔH= - 411,2 KJ 

2 mol ~> libera  411,2 KJ
1 mol ------------x


x =  Libera 205,6 KJ  Letra D)



A melhor resposta!
2014-07-07T15:20:09-03:00
Olá

1-)  a equação que queremos é :
  
S(s) + 3/2O₂(g)  ----> SO₃(g)  ΔH = ?

Só que temos apenas duas equações, e a Lei de Hess diz que podemos somar essas duas reações para obtermos a reação que queremos e assim o nosso ΔH:

S(s) +  O₂(g)   ---->   SO₂(g)  ΔH = -71 Kcal
SO₂ + 1/2O₂(g) --->  SO₃(g)    ΔH = -23,4 Kcal 
-----------------------------------------------------------------------  (somando fica:)

S(s) + 3/2O₂ --->   SO₃(g)   ΔH = -94,4 Kcal

(lembrando que 1 + 1/2 = 3/2)

-----------------------------------------------

2-) 

A transformação é: Na(s) --> Na(l) --->Na(g)

Para passar do estado sólido para o líquido eu tenho que fornecer energia, a mesma coisa é também para passar do estado líquido para o gasoso eu devo fornecer energia ( não é à toa que o grau de agitação das moléculas no estado gasoso é maior que no líquido que por sua vez é maior que no estado sólido)

Portanto alternativa ''C'' TRANSFORMAÇÕES  I E II

-------------------------------------

3-) vamos escrever a equação:

2NH₄NO₃(s)  ---> 2N₂(g) + O₂(g) + 4H₂O(l)    ΔH = -411,2 KJ

Como a questão só trabalha o 2NH₄NO₃, temos que:

A decomposição de 2 mols de 2NH₄NO₃ libera -411,2KJ
como a questão pede apenas a decomposição de 1 mol, então temos que:

2 mols de NH₄NO₃ ----------- -411,2 KJ
1 mol de NH₄NO₃  ----------- x

2x = -411,2

x = -411,2/2

X = -205,6 KJ ou seja, a decomposição então de 1 mol de NH₄NO₃ libera -205,6KJ de energia, portanto ALTERNATIDA ''D''

--------------------------------

Qualquer dúvida só avisar

abraço!
 








2 4 2
Tem como você me ajudar nessa outra questão
Uma solução foi preparada pela dissolução de 80 gramas de açucar em 420 gramas de água.A porcentagem em massa dessa solução é:
Olá, a porcentagem em massa basta você dividir a massa do soluto (açúcar) pela massa da SOLUÇÃO (80 + 420 = 500), assim 80/500 = 0,16 . Portanto a porcentagem em massa dessa solução é de 16%
Então meu raciocinio estava correto,obrigada!
Abraços
Ok, abraços ;)