Respostas

A melhor resposta!
2014-07-07T16:04:26-03:00

O fermento biológico vendido em padarias e supermercados e utilizados para fazer pães, é constituído por fungos microscópicos chamados leveduras. Quando se faz o pão, as leveduras são misturadas na massa que fica em repouso por vários minutos. Durante esse período, sob a ação das leveduras, ocorre a transformação de uma pequena parte dos açúcares presentes na massa em gás carbônico e álcool. È por meio dessa transformação, chamada de fermentação alcoólica, que as leveduras obtém energia para sobreviver. O gás carbônico forma pequenas bolhas na massa, que quando vai ao forno, se expandem e torna a massa maior e o pão mais fofo. O álcool evapora com o calor. As leveduras também são usadas na fabricação de bebidas alcoólicas ( cachaça, cerveja, vinho ), só que nesse caso eles aproveitam o álcool em vez do gás carbônico. Isso tudo acontece porque as leveduras são seres vivos, que pertencem ao grupo dos fungos, e não apresentam clorofila; portanto, são seres heterotróficos, que dependem de alimento proveniente de outros seres vivos. Para se alimentarem, os fungos soltam substâncias capazes de decompor o alimento que está a sua volta. No caso das leveduras, elas decompõem o açúcar que está oa seu redor, produzindo um líquido nutriente que é absorvido por elas. Outros tipos de fungos também estão presentes na alimentação humana. O exemplo mais conhecido é o champignon, um tipo de cogumelo muito vendido em supermercados. Certos queijos, como o gorgonzola, o roquefort e o camembert são produzidos com o auxílio de fungos, que dão a eles sabor característico. São queijos propositadamente embolorados. Além dos alimentos, alguns medicamentos também podem ser produzidos por algumas espécies de fungos, como é o caso da penicilina, usado como antibiótico. Ela foi descoberta em 1928, quando o cientista inglês, Alexander Fleming, percebeu que os fungos da espécie Penicillum notatum, produziam uma substância capaz de evitar o crescimento e o desenvolvimento de determinadas bactérias. É através do estudo de várias bactérias que os antibióticos são produzidos. Um antibiótico é uma substância capaz de impedir o crescimento e o desenvolvimento de microorganismos. Eles são especialmente úteis como medicamentos no combate às doenças causadas por bactérias

1 5 1
2014-07-07T16:17:46-03:00
O fungo, meio de cultura produz penicilina, que é um agente eficaz contra a parede bacteriana. Eliminando-a.