Respostas

2014-07-07T20:57:35-03:00
Todo gás nas CNTP, tem 22,4L de volume por mol.

22,4L --- 1mol
112L --- x mol
x = 112/22,4
x = 5 mols de NO formados

Perceba na reação, que formando 3 mols de sal Cu(NO3)2, são formados, também, 2 mols de NO.
  3Cu + 8HNO3 = 3Cu(NO3)2 + 4HsO + 2NO
sendo assim, vamos calcular a quantidade de mols de Cu(NO3)2, formada quando são formados 5 mols de NO.

3 mols Cu(NO3)2 ----- 2 mols NO
x mols Cu(NO3)2 ---- 5 mols NO

x =, 3*5/2
x = 7,5 mols de Cu(NO3)2

1 mol de Cu(NO3)2 tem 187,5 gramas

1 mol --- 187,5
7,5 mols ---- x

x = 7,5*187,5
x = 1406, 25
Arredondando, a massa de sal formada foi de 1406 gramas.
1 5 1
A melhor resposta!
2014-07-08T07:48:42-03:00
Bom dia
Pela equação dada temos: uma massa de sal = a 562,5 gramas( tem que buscar as massas na tabela periódica.
Ainda nessa equação temos dois mols de NO, cada mol tem volume de 22,4 L.
Portanto temos em dois mols 44,8 L. Montamos a regra de três: 
562,5 g ----------------- 44,8 L
x ---------------------------112 L
x=562,5 x 112/44,8
x=1406,25 g 
2 5 2
Olá, obrigada pela resposta. Você poderia me mostrar o procedimento de onde você tirou 562,5 gramas? Pois estou tentando fazer e não consigo chegar a esse resultado.
Bom dia. Você precisa buscar os valores de massa atômica na tabela periódica e fazer os cálculos. Assim, usamos os valores: Cu = 63,5 3, N= 14 e O=16. Como na equação aparece 3Cu(NO3)2, temos: 3x 63,5 + 6x14 + 18 x 16 = 562,5
Muito obrigada :D