Respostas

2014-07-07T23:17:41-03:00
Molaridade é relação entre o número  de mols do soluto e o volume total da solução.

molaridade = mols do soluto / volume da solução.

molaridade = mols do soluto / massa do solvente.

espero ter ajudado..
A melhor resposta!
2014-07-07T23:18:38-03:00
Molalidade:
A Molalidade, normalmente representada pela letra W, é outra grandeza usada pelos químicos para expressar a concentração de uma solução. Ela pode ser definida da seguinte maneira:

A Molalidade relaciona a quantidade de matéria de uma espécie de soluto (em mols) em uma solução dividida pela massa do solvente (em quilogramas).

Por isso, a molalidade também é chamada de concentração em quantidade de matéria por massa  e essa relação pode ser expressa pela fórmula matemática:

Molalidade = quantidade de soluto (mol) / massa de solvente (kg) ou W = n1/m2

A unidade de molalidade é mols de soluto por kg de solvente (mol/kg ou mol . kg-1), mas ela é normalmente expressa pela palavra “molal”  ou simplesmente “m”.

Essa grandeza é muito útil quando se trabalha com soluções cuja temperatura varia, visto que a temperatura pode fazer com que o volume mude e o cálculo da molalidade não precisa do volume. Além disso, essa medida de concentração é proveitosa quando se estuda os aspectos relacionados às propriedades coligativas, que dependem dos números relativos de moléculas de soluto e de solvente.

Para entender melhor como realizar os cálculos da molalidade, veja o exemplo a seguir:
“Meio mol de um sal foi dissolvido em 580 g de água. Vamos determinar então a concentração do soluto em mol por kg da solução.”

Para isso, podemos fazer o seguinte raciocínio:

0,58 kg (580g) de solvente              dissolve            0,5 mol de soluto
1 kg de solvente                              dissolverá                 x
x = 1 kg . 0,5 mol
        0,58 kg
x = 0,86 mol em 1 kg da solução = 0,86 mol/kg

Ou, então, podemos resolver essa questão substituindo os valores na fórmula da molalidade:
W = n1 
        m2  
W = 0,5 mol
        0,58 kg
W = 0,86 molal

Molaridade:
Concentração molar ou molaridade é a quantidade de soluto, em mol, dissolvidos num volume de solução em litros. Para calcular a concentração molar de uma substância é necessário ter em mãos uma tabela periódica, isto porque o cálculo envolve o número de massa de cada elemento que faz parte do soluto. A fórmula geral é:

M= Nº de mols do soluto / Nº de litros de solução

Assim, se 1 litro de solução foi preparado pela dissolução de 1 mol de cloreto de sódio, isto significa que esta é uma solução de cloreto de sódio de 1,0 mol\L.

Para entender melhor como realizar os cálculos da molaridade, veja o exemplo a seguir:
"Qual a molaridade de uma solução cujo volume é 0,250 L e contém 26,8 g de cloreto de cálcio, CaCl2?"

Resolução:
Fórmula
Inicia-se o cálculo somando o número de massa (Z) dos elementos do soluto, nesse caso, cálcio (Ca) e cloro (Cl): Ca = 40,1 e Cl = 35,5
40,1 + (2 x 35,5) = 111,1 (massa molar do CaCl2)

Para encontrar o número de mols de CaCl2 é preciso calcular:
1 mol de CaCl2 → 111,1 g de CaCl2
Nº de mols de CaCl2 → 26,8 g de CaCl2
Logo o número de mols de CaCl2 é 0,241 mol de CaCl2.

Aplicamos por fim, a fórmula (anteriormente citada) para encontrar a concentração molar da solução

M = 0,241 mol / 0,250L = 0,964 mol/L ou 0,964 molar ou 0,964M

Adaptado de Info Escola e Mundo Educação. Marcadores: Curiosidades Gerais
1 5 1