Os cursos de formação de docentes em nível médio (hoje), antigas escolas normais ou de magistério (no passado), sempre foram os mais importantes espaços para formação e qualificação de professores para atuarem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Essa questão não descaracteriza, em hipótese alguma, a formação em nível superior, pelo contrário, a profissionalização sempre requer a continuidade de estudos e qualificação profissional. Dessa forma, cabe ressaltar que:



I - A política educacional retoma a ideia de uma proposta pedagógica curricular fundada na perspectiva da humanização do homem, uma proposta diferente das reformas até então existentes.


II - É preciso questionar o tecnicismo, o psicologismo e o positivismo que resultou na superficialidade do trabalho realizado, durante longo tempo, na formação de docentes.


III - Concepções didáticas, filosóficas, sociológicas, antropológicas e psicológicas não compuseram as disciplinas pedagógicas dos cursos de formação de professores na década de 1970.


IV - Alguns princípios orientam os cursos de formação de docentes na modalidade normal, o que implica dizer que deve existir um eixo norteador para o trabalho pedagógico.



Está correto apenas o que se afirma em:

ALTERNATIVAS
I e II.
I, II e III.
III e IV.
I, II e IV.

1

Respostas

2014-07-09T20:37:38-03:00
Escolhi a alternativa:  I,II e IV
3 3 3