Respostas

A melhor resposta!
2014-07-08T19:54:12-03:00
Querida manu,
 esse negocio de solvente orgânico é só um nome bonito pra dizer que é alguma substancia feita por um ser vivo, a grosso modo, que possa funcionar como um "detergente" para limpar o oleo poluente que a questão cita, se ele escrevesse tudo isso na pergunta iria ficar bem grande. então não esqueça : solvente (é algo que se dilui, que limpa) e orgânico( algo que é proveniente do petróleo, pois atualmente essa é a definição mais aceita pelos químicos. mas isso é um detalhe.)

tipo assim: imagine que se o passarinho é de uma espécie que se alimenta de peixe, então ele precisa daquela agua contaminada p se alimentar, e ate mesmo se lavar... coisa assim. então o oleo que ele cita é iqual a todo oleo que a gente conhece, uma coisa que quando pega numa superfície só sai com um "detergente". LOGO, QUANDO UM PASSARINHO SE "SUJA" COM O OLEO (ORGÂNICO, POIS É FEITO DE PETRÓLEO) ELE PRECISA TIRAR O OLEO -COM O DETERGENTE (O SOLVENTE ORGÂNICO.)-  

do ponto de vista meio tecnico é necessario usar um solvente orgânico pois o oleo é orgãnico e se fose diferente não adiantaria pra q o solvernte"detergente" quebrasse as ligações químicas do oleo.  não dá para limpar um peixe ou ave suja de um derivado de petroleo com detergente de cozinha, tem que ser um detergente parecido com as ligaçoes quimicas do oleo. 
5 4 5