Respostas

A melhor resposta!
2014-07-08T20:48:03-03:00
Os mecenas eram ricos e poderosos comerciantes, príncipes, condes, bispos e banqueiros que financiavam e investiam na produção de arte como maneira de obter reconhecimento e prestígio na sociedade. 

Seu papel foi de extrema importância para o desenvolvimento das artes plásticas (escultura e pintura), literatura e arquitetura durante o período do Renascimento Cultural (séculos XV e XVI). 

A burguesia, classe social que enriqueceu muito com o renascimento comercial, viu na prática do mecenato uma forma rápida de alcançar o status de nobreza. Isso era obtido também com a compra dos títulos de nobreza. 

O ato de patrocinar e investir em arte e a cultura é conhecido como mecenato. 

Principais mecenas da época do Renascimento Cultural: 

- Lourenço de Medici (banqueiro italiano) 

- Come de Medici (banqueiro e político italiano) 

- Galeazzo Maria Sforza (duque de Milão) 

- Francisco I (rei da França)
1 5 1
Eram burgueses que financiavam os artistas do renascimento ,era de muito estatus na epoca ter varios artistas a sua disposiçao por isso muitas das obras de arte do renascimento pintam retratos de famila entre outras coisas que retratassem o poder da mesma ,a sua importancia foi dar um espaço maior para estes artistas como tambem o apoio financeiro.
2014-07-08T20:50:12-03:00
O grupo dos mecenatos,  financiou e investiu  muito no renascimento em especial no desenvolvimento das artes plásticas,com isso eles obtiveram reconhecimento e prestígio social, que se estende até os dias atuais.