Respostas

2013-07-24T22:32:06-03:00
Ta em anexo os valores de x que correspondem ao intervalo entre 0 e 2pi (que é o ciclo inteiro) no ciclo trigonométrico na imagem abaixo.

Mas, perceba que ele quer os valores somente entre 0 e 1, certo? 
Então , na imagem, você vai observar somente os valores  da tgx entre 0° e 90° (pois este é o valor x pedido no intervalo da questão) ok?
A melhor resposta!
  • PeH
  • Ambicioso
2013-07-25T00:46:53-03:00
Com a condição 0 < tan(x) < 1, desejamos encontrar ângulos x cujas tangentes estejam compreendidas entre 0 e 1.

--------------------------------------------------------------------------------

Primeiro quadrante:

• O ângulo x que possui 0 como tangente é o ângulo 0º, 0 rad
• O ângulo x que possui 1 como tangente é o ângulo 45º, \frac{\pi}{4} rad
Ângulos situados entre 0º e 45º possuem tangentes situadas entre 0 e 1

Assim, neste quadrante, os valores de x que satisfazem a condição 0 < tan(x) < 1 são expressos por \text{S}_1 = \ ]0^\circ,45^\circ[ ou \text{S}_1 = \ ]0, \frac{\pi}{4}[. É válido lembrar que 0º e 45º não são incluídos na solução desta condição, pois esta determina pelo sinal aberto (<) que as tangentes não apenas estejam compreendidas entre zero e um, mas também que não sejam iguais a tais.

--------------------------------------------------------------------------------

Segundo quadrante:

• No segundo quadrante, toda tangente é menor que zero para todo ângulo x, exceto para 90º e 180º, que possuem tangentes respectivamente iguais a infinito e 0, não compreendidos entre 0 e 1.

Assim, \text{S}_2 = \varnothing

--------------------------------------------------------------------------------

Terceiro quadrante:

• O ângulo x que possui 0 como tangente é o ângulo 180º, \pi rad
• O ângulo x que possui 1 como tangente é o ângulo 225º, \frac{5\pi}{4} rad
Ângulos situados entre 180º e 225º possuem tangentes situadas entre 0 e 1

Assim, neste quadrante, os valores de x que satisfazem a condição 0 < tan(x) < 1 são expressos por \text{S}_3 = \ ]180^\circ,225^\circ[ ou \text{S}_3 = \ ]\pi, \frac{5\pi}{4}[. É válido lembrar que 180º e 225º não são incluídos na solução desta condição, pois esta determina pelo sinal aberto (<) que as tangentes não apenas estejam compreendidas entre zero e um, mas também que não sejam iguais a tais.

--------------------------------------------------------------------------------

Quarto quadrante:

• No quarto quadrante, toda tangente é menor que zero para todo ângulo x, exceto para 270º e 360º, que possuem tangentes respectivamente iguais a menos infinito e 0, não compreendidos entre 0 e 1.

Assim, \text{S}_4 = \varnothing

--------------------------------------------------------------------------------

Juntando as soluções (expressaremos em radianos), temos:

\text{S} = \ ]0, \frac{\pi}{4}[ \ \cup \ ]\pi, \frac{5\pi}{4}[
ou
\text{S} = \{x \in \mathbb{R} \ | \ 0 < x < \frac{\pi}{4} \ ou \ \pi < x < \frac{5\pi}{4}\}

1 5 1