Respostas

2014-07-09T11:15:56-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
 
 
 
 

calcule a soma dos quenze primeiros termos  da PA : (2,4,6,...)

a15 = 2 + 14.2 ==> a15 = 2+28==> a15 = 30

S15 = (a1+a15).n
                 2

S15 = ( 2 + 30).15==> S15 = 16.15 ==> S15 = 240
                2




1 4 1
cadê as sequências (2,4,6,....)
A melhor resposta!
2014-07-09T14:31:27-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Primeiro - Encontramos a Razão da PA
 r = 4 - 2  
Razão = r  = 
2

Segundo - Encontramos o valor do n-ésimo termo ( an )
an =   a1 + ( n -1 ) . r
a15 =  2 + ( 15 -1 ) . 2
a15 =  2 + 14 . 2
a15 =  2 + 28
a15 =  30

Com os valores conhecidos realizamos a Soma do Termos
Sn = ( a1 + an ) . n /  2  
Sn = ( 2 + 30 ) . 15 /  2 
 
Sn = 32 . 7,5
 
Sn = 240

2 5 2