Oi. Meu professor botou a seguinte questão para eu fazer e queria que me ajudassem:

Um edifício projeta uma sombra de 10m,e um poste de 12m projeta uma sombra de 4m.
Qual a altura do edifício, sabendo que ele e o posta são perpendiculares ao solo?

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-09T11:46:20-03:00
Bem, fazendo por regra de três...

12 --- 4
x ----10

4*x=12*10
4*x=120
x=120/4
x=30m

Sendo assim o prédio tem 30m de altura.
2 5 2
2014-07-09T11:55:49-03:00
Você faz por semelhança de triângulo:

 \frac{edificio}{sombra-edificio} = \frac{poste}{sombra-poste}

 \frac{h}{10} = \frac{12}{4}
h = 10. \frac{12}{4}
h= 30m