Respostas

2014-07-09T12:31:37-03:00
Trovadorismo é um estilo de época, datado na Idade Média,imerso nas ideias de teocentrismo e feudalismo da época, escritas e cantadas em galego português, onde se destacam as cantigas líricas (de amor ou as cantigas de amigo) e as satíricas (as cantigas de escárnio e as de mal dizer).

Na cantiga de amor, o eu lírico tem uma identidade masculina, que se coloca em uma situação de amor em relação à amada, principalmente por meio de sua posição de vassala, num amor impossível devido à sociedade estamental da época.

Na cantiga de amigo, o eu lírico é feminino. O amado está distante, e ela confessa seu amor e saudade para amigas ou para a natureza, retratando o povo, classe menos abastada.

As cantigas de escárnio praticavam apenas um deboche de uma pessoa ou situação, sem expor diretamente, enquanto as de mal dizer criticavam diretamente uma pessoa ou uma situação, muitas vezes até citando o nome da pessoa.



A melhor resposta!
2014-07-09T20:15:18-03:00
primeiro movimento literário da língua portuguesa, data do período em que Portugal começou a despontar como nação independente, no século XII . Espero Ter ajudada ;)
1 5 1