(UFU-MG) O fragmento abaixo exprime uma das noções mais importantes do pensamento de Heráclito de Éfeso:

“ É preciso saber que o combate é o que é com, a justiça (é) discórdia, e que todas (as coisas) vêm a ser segundo discórdia e necessidade”

Os pré-socráticos. São Paulo: Abril cultural 2002, p.96

Levando-se em consideração o fragmento citado, analise as alternativas abaixo:

I) Para Heráclito, a discórdia e a guerra entre contrários é uma lei cósmica que estrutura todas as coisas. A harmonia discorre do equilíbrio e da coexistência de contrários, opostos que estão em combate e que se alternam continuamente.

II) A justiça para Heráclito, emerge a partir da compensação entre opostos em conflito cuja alternância promove o movimento e o fluxo de todas as coisas. Tudo ao cosmos está em mudança perpétua regida por um logos, que faz com que todas as coisas sejam Um.

III) Para Heráclito, o combate e a discórdia dão origem à justiça que busca interromper o conflito entre todas as coisas para chegar à imobilidade. A harmonia expressa a ausência de conflitos e a necessidade pela qual tudo deixa de fluir e passa a ser Um.

IV) A justiça para Heráclito, expressa-se no plano política da cidade, modelado segundo a imagem do herói. Todo o pensamento de Heráclito, está voltado para as questões políticas quem definem a justiça em termos aos combates travados entre os heróis.

Estão corretas as alternativas:

a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e IV e) II e IV

1

Respostas

2013-07-25T17:56:27-03:00
Alternativa A- Para Heraclito tudo era regido pela luta de forças opostas.Desenvolveu seu pensamento em busca de explicar o surgimento do mundo por meio de uma arché, a qual era o fogo.