(Vunesp-2004) Dois blocos, A e B, de massas m e 2m, respectivamente, ligados por um fio inextensível e de massa desprezível, estão inicialmente em repouso sobre um plano horizontal sem atrito. Quando o conjunto é puxado para a direita pela força horizontal F aplicada em B, como mostra a figura, o fio fica sujeito à tração T1. Quando puxado para a esquerda por uma força de mesma intensidade que a anterior, mas agindo em sentido contrário, o fio fica sujeito à tração T2. Nessas condições, pode-se afirmar que T2 é igual a:
a) 2T1
b) raiz de 2T1
c) T1
d) 2T1/ raiz de 2
e) T1/2

ex 14
http://www.rumoaoita.com/site/attachments/558_fisica_dinamica_leis_de_newton_aplicacoes_blocos_gabarito.pdf

2
Tem figura?
no link que mandei, tem sim

Respostas

2014-07-09T17:55:39-03:00
PRIMEIRA SITUAÇÃO:

Bloco A:
Fr = m . a
T = ma

-----------------------
Segunda situação:

Bloco B:
Fr = m . a
T'' = 2ma

A)
1 3 1
A melhor resposta!
2014-07-09T17:57:06-03:00
F - T1 = 2m*a
T1 = m*a

F - T2 = m*a
T2 = 2m*a

T1 = m *a

T2 = 2*T1
***********
T2 = 2T1
***********
Alternativa A

5 4 5