Respostas

2014-07-09T18:28:26-03:00
Resposta na foto, espero que entenda. Vc deve saber que não pode haver numero imaginário no denominador e para tirá-lo de lá é só multiplicar tudo pelo seu conjugado. 
Em nenhuma questão jamais trabelhe com a unidade imaginária no denominador. 
Na foto o que eu fiz foi retirar o "i" de baixo nas duas frações e depois somar as duas 
A melhor resposta!
2014-07-09T19:47:44-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Olá Andressa,

sabendo-se também que:

i= \sqrt{-1}\\
i^2=-1

E que para dividir um complexo por outro, devemos multiplicar denominador e numerador, pelo conjugado do denominador (o conjugado de um número complexo é a inversão do sinal na parte imaginária), veja:

1-3i~~\therefore~~conjugado~\to~1+3i\\
1+3i~~\therefore~~conjugado~\to~1-3i

Sendo assim, teremos:

 \dfrac{1+2i}{1-3i}+ \dfrac{i}{1+3i}\\\\\\
 \left\{\dfrac{(1+2i)*(1+3i)}{(1-3i)*(1+3i)}\right\}+ \left\{\dfrac{i*(1-3i)}{(1+3i)*(1-3i)}\right\}\\\\\\
   \left(\dfrac{1+3i+2i+6i^2}{1+3i-3i-9i^2}\right)+\left( \dfrac{i-3i^2}{1-3i+3i-9i^2}\right)\\\\\\
 \left(\dfrac{1+5i+6*(-1)}{1-9*(-1)}\right)+ \left(\dfrac{i-3*(-1)}{1-9*(-1)}\right)\\\\\\
 \left(\dfrac{1+5i-6}{1+9}\right)+\left( \dfrac{3+i}{1+9}\right)~\to~ \dfrac{-5+5i}{10}+ \dfrac{3+i}{10}~\to~ \dfrac{-2+6i}{10}

 ~\to~\dfrac{-2}{~10}+ \dfrac{6i}{10}~\to~ \dfrac{(-2):2}{10:2}+ \dfrac{6i:2}{10:2}~\to~ \boxed{-\dfrac{1}{5}+ \dfrac{3}{5}i}

Espero ter ajudado e tenha ótimos estudos =))
2 5 2