Os elementos obrigatórios de um gráfico são o título e a fonte, já a legenda e o rótulo são opcionais. É importante considerarmos algumas orientações no momento da construção de um gráfico de barras ou colunas, para que não seja dificultada a interpretação do leitor. Quanto a esse assunto, responda:Leia as afirmações e assinale a alternativa correta:I - Quando construirmos um gráfico para mostrar grandezas absolutas, é importante que a linha do zero esteja claramente definida e a escala de quantidade seja ininterrupta, para que não haja distorções no momento da leitura ou interpretação dos dados.II - Quanto ao desenho das barras, devem vir separadas umas das outras pelo mesmo espaço, o qual deve ser suficiente para que as inscrições que as identificam sejam bem compreendidas.III - A organização das barras deve respeitar sua ordem de grandeza, o que facilita a leitura e análise comparativa de valores, sendo que a barra superior indica o maior valor e as demais decrescem em relação a ela.IV - A largura das barras pode ser determinada pelo pesquisador, porém elas só se diferenciam no comprimento, segundo os dados apresentados.

1

Respostas

2014-07-10T10:25:03-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Olá, Contabil02.

I - Quando construirmos um gráfico para mostrar grandezas absolutas, é importante que a linha do zero esteja claramente definida e a escala de quantidade seja ininterrupta, para que não haja distorções no momento da leitura ou interpretação dos dados.

Verdadeiro.

II - Quanto ao desenho das barras, devem vir separadas umas das outras pelo mesmo espaço, o qual deve ser suficiente para que as inscrições que as identificam sejam bem compreendidas.

Verdadeiro.

III - A organização das barras deve respeitar sua ordem de grandeza, o que facilita a leitura e análise comparativa de valores, sendo que a barra superior indica o maior valor e as demais decrescem em relação a ela.

Verdadeiro. Este é o princípio do Diagrama de Pareto. O Diagrama de Pareto é um gráfico de colunas que ordena as frequências das ocorrências de forma decrescente, permitindo a visualização e a identificação dos dados mais importantes e/ou dos problemas prioritários a serem solucionados. De acordo com Pareto, 80% das consequências resultam de 20% das causas, ou seja, há muitos problemas sem importância diante de outros mais graves. 

IV - A largura das barras pode ser determinada pelo pesquisador, porém elas só se diferenciam no comprimento, segundo os dados apresentados.

Falso. A largura das barras é constante. O que varia são seus comprimentos, porque estes expressam os valores observados no estudo da variável analisada no gráfico.

Em anexo, juntei um exemplo de gráfico de barras que observa todas as afirmações verdadeiras deste exercício. Veja o gráfico e compare com as respostas que dei acima.
1 5 1