Considere os blocos A e B de massas iguais e em equilíbrio térmico. Ao fornecer quantidades iguais de calor para os dois blocos, é possível perceber que o bloco A sofre uma variação maior na temperatura. Pode-se, então, afirmar que, ao resfriar igualmente os blocos, a temperatura do bloco A será:
A-
maior que a temperatura do bloco B, porque o coeficiente de calor específico do bloco A é maior que o coeficiente de calor específico do bloco B.
B-
maior que a temperatura do bloco B, porque o coeficiente de calor específico do bloco A é menor que o coeficiente de calor específico do bloco B.
C-
menor que a temperatura do bloco B, porque o coeficiente de calor específico do bloco A é maior que o coeficiente de calor específico do bloco B.
D-
menor que a temperatura do bloco B, porque o coeficiente de calor específico do bloco A é menor que o coeficiente de calor específico do bloco B.
E-
igual à temperatura do bloco B, porque o resfriamento foi igual para os dois blocos.

1

Respostas

2013-07-25T18:01:04-03:00
Pela Formula Q = m*c*/\t

quem tem menor calor específico "c" sofre maior variação de temperatura.

Se ao resfriar os dois blocos igualmente, a temperatura de A será maior que B porque o coeficiente de calor especifico do bloco A é menor que do Bloco B.

*****************
Alternativa B
*****************