1- Qual é a diferença entre o globo e o planisfério na representação do planeta?

2- Qual é a principal diferença entre a representação cartográfica cônica e a plana?

3- Explique qual é uma possível forma de representar a Terra com o mínimo de distorções possíveis.

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-10T19:44:41-03:00
-Planisfério é a representação do globo terrestre no papel, porém em forma plana, embora sua cópia mais fiel seja no globo, pelo fato de o planeta ser esférico.
- Projeção Cônica: a superfície terrestre é representada sobre um cone imaginário envolvendo a esfera terrestre. Os paralelos formam círculos concêntricos e os meridianos são linhas retas convergentes para os polos. Nessa projeção, as distorções aumentam conforme se junta do paralelo de contato com o cone. A projeção cônica é muito utilizada para representar partes da superfície terrestre. 
- Projeção Plana ou Azimutal: executada por Mercator, Sanson e Flamsteed, tem os paralelos horizontais e equidistantes. Trata-se de um tipo de projeção que procura manter as dimensões superficiais reais, deformando a fisionomia. O polo norte é o centro do mapa, e a partir dele as distâncias estão em escala verdadeira, bem como os ângulos azimutais. Apresenta contorno em elipse, proporcionando uma ideia aproximada da forma esférica da Terra com achatamento dos polos. Esse tipo de projeção é usado quando se quer colocar um país na posição central ou para calcular a distância entre esse país e qualquer lugar na superfície terrestre. A navegação marítima e a aviação usam mapas com projeção plana ou azimutal.
-Não existe uma maneira exata de representar a terra, portanto devemos utilizar cada tipo de projeção para um objetivo, pois cada uma representará melhor algum aspecto.
1 5 1