Respostas

A melhor resposta!
2014-07-11T00:28:47-03:00
Chama-se equação irracional a equação cuja incógnita está sob radical.
√x + 1 = 4
Na resolução de equações irracionais em R, procedemos do seguinte modo:
1) Isolamos um dos radicais em um dos membros da equação dada.
2) Elevamos os dois membros da equação a um expoente adequado.
3) Se ainda restar um ou mais radicais, repetimos as operações anteriores.
4) Verificar as soluções encontradas.
Vamos a sua questão, Dara:
√x + 1 = 4
(√x + 1)² = 4²
x + 1 = 16
x = 16 - 1
x = 15

Verificação:
√15 + 1 = 4
√16 = 4 (verdadeiro)
Logo, V = {15}


A letra D está meio turva, mas vamos lá:
Acho que é 3x^4 - 7 = -4, certo?????
Trata-se de uma equação biquadrada
Fazendo x² = y, temos:
3y² - 7 = - 4
3y² - 7 + 4 = 0
3y² - 3 = 0  :(3)
y² - 1 = 0
(y-1).(y +1) = 0
Um produto só é igual a zero, se um dos fatores for zero. Então,
y-1 = 0
y = 1
y+1 = 0
y = -1
Mas lembre-se que y = x²,  então:
x² = 1
x = + ou -√1
x = + ou - 1

x² = -1
x = + ou - √-1
Como não existem raízes reais de radicais de índice par e radicando negativo, temos:
V = {-1,1}
Abraços.


1 5 1
  • Usuário do Brainly
2014-07-11T00:31:50-03:00