Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-07-11T00:22:40-03:00
Se o seu celular tiver gravador faça um resumo da matéria e grave você falando o resumo.
2014-07-11T00:31:05-03:00
Existem 4 formas principais de relevo, que é possível encontrar nos mais variados lugares do mundo: planície, planalto, depressão e montanha.
Planície são vastas áreas aplainadas, com altitudes inferiores a 200 metros e onde há intensa deposição de material rochoso, que vêm de altitudes mais altas, como os planaltos. No Brasil ocorre no litoral, na Amazônia e no Pantanal.
A definição de planalto é idêntica à de planície. Porém, sua altitude é superior a 200 metros, e no planalto há maior remoção de material rochoso (por chuvas, rios, ventos, etc.) que será depositado nas planícies. Há diversos planaltos no país, como o da Borborema, no Nordeste. O limite dos planaltos com as planícies é chamado de serras, relevo de acentuado declive e altitude.
Depressão são as áreas mais baixas em comparação com o relevo vizinho. São também muito comuns no Brasil, como a depressão Sul-Amazônica.
No Brasil, não há montanhas, pois elas são fruto de atividades tectônicas. O choque de duas placas a origina. Com o tempo sua altitude aumenta, pois o choque das placas é duradouro - leva milhares ou milhões de anos. As montanhas são grandes elevações, geralmente solitárias. São também chamadas de montes. Ao conjunto de montanhas dá-se o nome de cordilheiras.