Respostas

2014-07-11T10:43:52-03:00
As placas tectônicas são subdivisões da crosta terrestre que se movimentam de forma lenta e contínua sobre o manto, podem aproximar-se ou afastarem-se umas das outras provocando abalos na superfície como terremotos e atividades vulcânicas. Tais movimentos ocorrem pelo fato do interior terrestre ser bastante aquecido fazendo com que as correntes de convecção (correntes circuladas em grandes correntes) determinem a forma de seus movimentos. Quando as correntes são convergentes elas se aproximam e se chocam sendo motivadas pela menor densidade das placas oceânicas em relação às placas continentais, sendo que a placa oceânica é engolida pela continental, porém quando são divergentes elas se afastam fazendo com que as placas se movimentem em direção contrária, perdendo calor. 

As placas convergentes se colidam de forma que uma se coloca embaixo da outra e então retorna para a astenosfera. As placas divergentes se afastam pela criação de uma nova crosta oceânica, pelo magma vindo do manto. 

A princípio, há aproximadamente 240 milhões de anos, havia somente duas placas: Laurásia e Gondwana e essas com o decorrer do tempo sofreram transformações que as dividiram em várias e diferentes partes. Hoje existem várias placas menores e quatorze principais, são elas: Placa Africana, Placa da Antártida, Placa Arábica, Placa Australiana, Placa das Caraíbas, Placa de Cocos, Placa Euroasiática, Placa das Filipinas, Placa Indiana, Placa Juan de Fuça, Placa de Nazca, Placa Norte-americana, Placa do Pacífico, Placa de Scotia e Placa Sul-americana. 
2 4 2
A melhor resposta!
2014-07-11T11:00:33-03:00
Convergência crota oceânica_Crotas continental:
Formam-se fossas abissais. Um exemplo é a fosa Peru-Chile, onde a plava de Nazca mergulha sob a placa Sul-amerian. A zona de convergência  entre uma placa oceânica e uma placa continental é chamada de margem continental,dede modo imerge.

Convergência crosta oceânica-crosta:
Nesses casos, formamlse arcos vulcânicos, como nas ilhas de Marinas (Placado Pacífico e placa das Filipinas)
Convergência crosta continental-crosta continental neste casos é mais difícil que uma placa mergulhe sobre a outrapor causa da densidade de alguns elementos.Ás vezes uma placa sobrepõe-se sobre a outra, num movimento de obducção. Pode ocorrer também a colisão entre as placas e a formação de cadeias de montanhas. O exemplo mais conhecido é o choque de placa Euro-Asiática com a inidiana, que deu a origem á cadeia dos Himalaias .

Espero te ajudado!!
Mim adiciona ai pra gente conversa..










 
2 5 2