(UFPR) Quatro cubos metálicos homogêneos e iguais de aresta 10-¹m, acham-se dispostos sobre um plano. Sabe-se que a pressão aplicada pelo conjunto sobre o plano é 10 a quarta potência N/m². Adotando g=10m/s², podemos afirmar que a densidade dos cubos será aproximadamente de:

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-11T17:37:44-03:00
se a aresta tem 10^-1 metros... entao a area em contato com o plano é de 0,01m² e como sao 4 cubos... 0,04m² 
como a pressao é 10^4N pra cada metro quadrado... pra 0,04m² a força é 400N 

Agora com a força da pra calcular a massa... 
P=m.g 
400=m.10 
m=40kg 

e agora com a massa da pra calcular a densidade... 
como ja sabe que area dos 4 cubos em contato com a superficie é 0,04m² basta multiplicar pela altura do cubo pra achar o volume... que é 0,004m³.... 
a densidade é massa por volume... 
40kg/0,004m³ 

10000kg/m³ 
10 3 10
2014-07-11T19:48:38-03:00
P= D.g.a= 10^4 = D.10^1.10^1= D=10^4 kg/m^3
Dc= D/4 = dc = 10^4/4 = 2,5.10^3 kg/m^3
13 4 13