Respostas

2014-07-11T18:43:44-03:00
Em química, o grupo de algumas substâncias compostas que possuem propriedades químicas semelhantes , denominadas propriedades funcionais, recebe o nome de função química. Quando um determinado composto possui características como acidez ou basicidade, solubilidade em água, reatividade de acordo com determinada função química, diz-se que este pertence a esta função química. As funções químicas são divididas de acordo com a divisão clássica.
A melhor resposta!
2014-07-11T19:09:49-03:00
Vamos lá! As funções orgânicas que tratamos são ÁCIDO, BASE, SAL e ÓXIDO.

I) Ácido ~> é uma substância que quando colocada em meio aquoso sofre IONIZAÇÃO, liberando somente H+ como íon positivo (cátion). São divididos em HIDRÁCIDOS, não possuem oxigênio (HCl, HBr, HI, HF, H2S, HCN) e OXOÁCIDOS, possuem oxigênio (HClO3, H2SO4, H3PO4, HNO3, H2CO3, H3BO3).
Ex.: HCl ---------> H+ + Cl-.
Os H+ liberados são chamados de hidrogênios ionizáveis, e são aqueles ligados a F, O, N, Cl, Br, S.
 Algumas características dos ácidos:
- Possuem sabor azedo;
- Mudam a cor do tornassol de azul para vermelho; 
- Conduzem corrente elétrica quando dissolvidos em água.

II) Base ~> é uma substância que quando colocada em meio aquoso sofre DISSOCIAÇÃO, liberando somente OH- como íon negativo (ânion). São formados por metais e por hidroxila (M(OH)x). A única base que não é constituído por metal é o hidróxido de amônio (NH4(OH).
Ex.: NaOH ---------> Na+ + OH-
 Algumas características das bases:
- Possuem sabor adstringente;
- Mudam a cor da fenolftaleína de incolor para rosado;
- Conduzem corrente elétrica quando dissolvidos em água.

III) Sal ~> é uma substância gerada através de reações entre ácidos e bases que são chamadas de reações de NEUTRALIZAÇÃO, que são regidas pela seguinte regra:
ácido + base ---------> sal + água
São compostos por um cátion proveniente da base e um ânion proveniente do ácido.

IV) Óxido ~> é um composto binário (formado por dois elementos) onde o elemento mais eletronegativo é sempre o OXIGÊNIO. Por isso, não existe o óxido flúor, pois o flúor é mais eletronegativo que o oxigênio. Existem alguns tipos diferentes de óxidos, sendo os mais importantes os óxidos básicos, formados por elementos das família 1A e 2A e os óxidos ácidos, formados por ametais. Além desses temos os óxidos neutros, anfóteros e peróxidos.
Exemplos de óxidos: CO2, NA2O, Fe2O3, CaO e etc...

Ufa, cansei! Mas espero que tenha ajudado.
Abraços!
1 5 1
vlw cara cansou mais vlw a pena no final
eo hidreto fera ?