Duas formigas que estavam brigando partem simultaneamente do mesmo ponto e se deslocam na mesma direção, porém em sentidos contrários. Uma delas percorre 8cm em 20s, e a outra se movimenta com uma velocidade de 3mm/s. Pode-se afirmar que ao final de 1 minuto a distancia entre elas será de:

A)4,2m
B)42cm
C)6cm
D24cm
E)42mm

Com calculo por favor.

2

Respostas

2014-07-11T19:11:59-03:00
Vm= \frac{e}{t}
1 min=60s
3= \frac{e}{60}
Δe=3x60=180mm»18cm
 \\  \frac{8}{x} = \frac{20}{60}
20x=60.8
Δe=24
Δe1-Δe2=24-18=6cm
A distancia entre elas será de 6cm
letrac
A melhor resposta!
2014-07-11T19:18:43-03:00
Formiga1: 8cm -> 20s
Formiga2: 3mm -> 1s

3mm = 0,3cm, portanto a formiga 2 anda 0,3cm -> 1s

A formiga 1 anda 8/20 cm num segundo, portanto anda 0,4cm -> 1s

1minuto = 60 segs
Formiga 1: 0,4 * 60 = 24cm em 1 minuto
Formiga 2: 0,3 * 60 = 18cm em 1 minuto

Como andam no mesmo sentido basta subtrair as distâncias:
R: 24cm - 18cm = 6cm, Alínea c) 
2 5 2