Respostas

2014-07-11T20:02:28-03:00
A reprodução do porífero é por brotamento ou metagênese. 
Por brotamento - nas esponjas, onde brota um novo ser em sua parede externa, e este após certo tempo cai em solo e se firma, sempre repetindo esse processo. (a nível celular não saberia te explicar certamente) 
Por metagênese ou alternância de gerações - nos pólipos, onde a camada superior se separa do ser e torna-se uma alga viva(celenterado).
2014-07-11T20:09:28-03:00
A Reprodução Assexuada
  A partir desse processo, uma esponja produz brotos, que se desenvolvem a partir da esponja-mãe. Esses brotos podem permanecer ligados uns aos outros, organizando uma colônia.

A Reprodução Sexuada
   
As esponjas podem ser monóicas (hermafroditas) ou dióicas (sexos separados). 
Nas esponjas monóicas não há autofecundação. Os espermatozóides são liberados antes que ocorra a formação dos óvulos. A liberação de espermatozóides  ocorre pela corrente de água que abandona a esponja pelo ósculo. Eles penetram em outra esponja pelos poros, e no átrio, são capturados por coanócitos. Nesse momento, o coanócito contendo um espermatozóide no seu interior perde o seu flagelo e circula até encontrar um óvulo. A seguir, ele transfere o espermatozóide ao óvulo e, assim, ocorre a fecundação, com a formação de um zigoto.
    De modo geral, o desenvolvimento embrionário ocorre no interior da esponja, até que se forme uma fase larval que possui muitos flagelos (anfiblástula). A larva, então, é liberada pelo ósculo, nada durante um certo tempo até que se fixa no substrato e origina uma nova esponja.