Respostas

2014-07-11T21:18:53-03:00
 Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas)  e pregava maior liberdade econômica e política e tbm um pouco de liberdade religiosa.
eles(assim como eu) defendiam que nem tudo se explicava por Deus, e sim por explicações cientificas(EX.:'por que que existe trovão?' 'PORQUE DEUS QUIS')
Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade.
O mais importante para saber do iluminismo que ele mudou quase TODA a Europa(CURIOSIDADE:impulsionou a revolução Francesa) e que levou a humanidade uma mentalidade mais sensata, onde havia resposta para as coisas, respostas legítimas e que fazem sentido.

ESPERO MESMO TER AJUDADO AMIGO,FOI MAIS DE 2 PARÁGRAFOS MAS SÓ DISSO AE QUE EU ESCREVI JÁ DA UMA BOA IDEIA SOBRE O ASSUNTO :)
2 5 2
Muito Obrigado, ótima explicação! :3
de nada :)
A melhor resposta!
2014-07-11T21:24:30-03:00
O movimento ilumisnista foi um movimento (burgues) filosófico político social e cultural que defendia o uso da razão (luz) para se alcançar a liberdade, claramente o oposto ao séculos das trevas (idade média) onde dominavam os dogmas da igreja.
Quebrando os dogmas dos séculos anteriores, principalmente com o antigo regime a burguesia teria poder político podendo ampliar seus negócios, seu prestígio etc.
O iluminismo logo difundiu-se pelo mundo com nomes como Montesquieu, Maquiavel, Voltaire. Além disso foi um dos fatores da Revolução Francesa.
3 3 3