De acordo com Souza (2006), nos últimos anos, diversas instituições desenvolveram instrumentos para tentar medir e incentivar as ações sociais e ambientais das empresas. Esses instrumentos são indicadores de desempenho, princípios ou normas internacionais que buscam integrar o sucesso financeiro à consciência ambiental e social. Entretanto, cada organização pode desenvolver iniciativas próprias, tornando-se assim, muito difícil a comparação dos resultados entre as organizações. A tentativa de padronização dos relatórios sociais e ambientais é uma das principais preocupações de diversos institutos no mundo. Com base nesse contexto, considere, a seguir, as seguintes definições e termos
Definições:
I - Esta metodologia permite uma leitura e uma análise crítica sobre as ações empresariais voltadas à sustentabilidade e à Responsabilidade Social Corporativa. Contudo, ainda possui limitações relacionadas aos indicadores propostos, uma vez que a leitura é muito mais voltada à situação interna da empresa, faltando indicadores que permitam visualizar com um maior grau de entendimento como os recursos são aplicados em ações realizadas na interface empresa-sociedade.
II - Este modelo é composto por três partes básicas: Descrição do perfil empresarial, desempenho organizacional e ações realizadas; Descrição de boas práticas realizadas pelos stakeholders; e Descrição das práticas em andamento.
III - Possui o objetivo de orientar os gestores internacionais a alocar recursos em ações de empresas de capital aberto que sejam reconhecidas como responsáveis, do ponto de vista social, ambiental e econômico.
IV - Não é um modelo de Relatório de Sustentabilidade e tampouco um modelo de Balanço Social, mas se trata de um índice que mede o retorno médio de uma carteira teórica de ações de empresas de capital aberto e listadas na BM&F Bovespa com as melhores práticas em sustentabilidade.
V - A abrangência destas diretrizes e relatórios é reconhecida mundialmente, e isto se deve a uma complexa estrutura, a qual obedece ao princípio de materialidade, ou seja, somente os fatos mais importantes e que realmente refletem na descrição dos impactos econômicos, sociais e ambientais são relatados, deixando-se de lado questões menos relevantes.
Termos:
A. Modelo GRI.
B. Indicador ISE.
C. Indicador DJSI.
D. Modelo CEBDS.
E. Modelo IBASE.
Assinale a alternativa que relaciona as definições (afirmativas I a V) e os termos (A até E) de forma CORRETA:

I - D, II - E, III - A, IV - C e V - B.
I - B, II - E, III - A, IV - D e V - C.
I - B, II - A, III - E, IV - C e V - D.
I - E, II - D, III - C, IV - B e V - A.

1

Respostas

2014-07-12T19:34:04-03:00
Resposta D
I-E, II-D, III-C, IV-B e V-A.