Para assinalar os pontos mais perigosos para a navegação, na entrada de um porto estão um farol e duas bóias luminosas, que piscam intermitentemente. O farol pisca a casa 15 segundosm uma das bóias pisca a cada 20 segundos e a outra, a cada 30 segundos. Num dado instante, o farol e as bóias piscam ao mesmo tempo.
Depois de quantos segundos eles voltarão a piscar juntos novamente?

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-12T01:30:13-03:00
É só calcular o MMC entre 15,20 e 30. Vamos lá:

MMC (15,20 e 30)
15, 20, 30 .....................> 2
15, 10, 15.......................>2
15, 5 , 15........................> 3
5,5,5 ..............................> 5
1,1,1                               2.2.3.5 = 60
     
MMC(15,20 e 30) = 60.
Eles voltarão a piscar juntos depois de 60 segundos.

Abraços.
4 5 4
2014-07-12T01:41:07-03:00
Faz o m.m.c,e vai dar 60,60 segundos,ou seja daqui a 1 minuto
15-20-30 |2
15-10-15 |2
15-5-15  |3
5-5-5     |5
1-1-1
2x2x3x5=4x3x5=12x5=60
1 5 1