Numa corrida de formula 1, um corredor dá uma volta na pista em 1 minuto e 30 segundos com velocidade média de 200 km\h, se sua velocidade cair para 180 km\h , o tempo gasto para a mesma volta na pista será de:
a) 2 min.
b) 2 min e 19 s.
c) 1 min e 40 s.
d) 1 min. e 50 s.
Obs: quero calculo e saber se é direta ou inversa e o porque ! ajudem-me

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-12T11:05:15-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Regra de três inversa , porque se a velocidade diminuiu o tempo aumentará 

1 minuto e 30 segundos → 90 s

90 s --------------- 200 km/h
     x --------------- 180 km/h

180 x = 90.200
180 x = 18000
x = 18000 / 180
x = 100 s 

100 s  = 60 + 40 = 1 minuto e 40 s → alternativa C 
6 3 6
2014-07-12T11:07:12-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Se com velocidade de 200km/h ele demora 90s (1min 30s)
se diminuir a velocidade para 180km/h vai demorar mais ou seja
diminuindo a velocidade aumenta o tempo (inversamente proporcional)
200 ⇒ 1min30s = 90s
180 ⇒ x 
180x = 200 . 90 segundos
180x = 18.000
x = 18.000 ÷ 180
x = 100 segundos
100 segundos=1min 40seg
2 5 2