Respostas

A melhor resposta!
2014-07-12T13:24:24-03:00
A terça parte de um número: 1/3 x.
1/3 x - 3=9
x-9=27
x=27+9
x=36

Obs: a terça parte de 36 é 12, portanto, 12-3=9.
4 5 4
2014-07-12T13:27:45-03:00
A terça de um numero menos 3 é igual a 9. Qual é esse numero ?
um número = x
a terça de um número = 1/3x

resolvendo

a terça de um número menos 3 igual a 9 = 1/3x - 3 = 9

1/3x - 3 = 9
  
     1
-------x - 3 = 9
    3


 x       -    9 = 27          fração com igualdade desprezamos o denominador
------------------
        3

x - 9 = 27
x = 27 + 9
x = 36


Qual é esse numero ? Resposta  36


fazendo a prova REAL
  
    1
------X - 3 = 9   PARA    x = 36
   3
  
   1
----(36) - 3 = 9
   3
  
  1x36
  ------ - 3 = 9
    3
     

     36
    ------ - 3 = 9
      3


     12 - 3 = 9
            9 = 9      CORRETO



1 5 1