Um caminhão tem velocidade de 72km/h no momento em que é freado uniformemente até parar.Sabendo-se que o caminhão percorre 100m durante a freagem, determine:
a) A aceleração escalar
b) O tempo de freagem

Um veículo desloca-se com velocidade de 10 m/s quando uma criança entra na pista 25 m a frente. Se o motorista pisa no freio imediatamente imprimindo ao veículo uma desaceleração constante de 5m/s², ele irá parar:
a) Após atropelar a criança
b) A 2m da criança
c) A 5m da criança
d) A 10m da criança
e) A 15m da criança

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-12T13:37:42-03:00
1) a) 72km/h = 20m/s

V² = Vo² + 2*a*/\S
0 = 20² + 2*a*100
-400 / 200 = a

a = -2m/s²

b) V = Vo + at
0 = 20 - 2t
-20/-2 = t
t = 10 segundos

2) V² = Vo² + 2*a*/\S
0 = 10² + 2*(-5)*/\S
-100/-10 = /\S
/\S = 10m

Ou seja , o veiculo irá parar a 15m da criança

Alternativa E
***************
3 3 3
Só está errada a ultima resposta, pois o carro irá se deslocar 10 metros, e como a criança está a 15 metros: 15-10 = o carro estará à 5 metros da criança. Alternativa C
a criança entrou na pista 25m a frente do carro e não 15m
Tem razão, desculpe li errado.
2014-07-12T19:18:37-03:00
Sempre anote as informações de acordo com o SI:

Vo=20
V=0
ΔS=100
a=?

a)

V²=Vo²+2a.ΔS
0²=20²+200a
0=400+2000a
200a=-400
a=-400/200
a=-2 m/s (OBS: está negativo pois a aceleração é contrária ao movimento)

------------------------------------------------

b)

V=a.t+Vo
0=(-2).t+20
2t=20
t=20/2
t=10 segundos

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Vo=10
V=0
a=5
ΔS=?

0²=10²+2.(-5).ΔS
0=100-10.ΔS
10.ΔS=100
ΔS=100/10
ΔS=10 metros

"Tome Nota: como eu sei o valor da aceleração ela fica negativa, mas como no exemplo anterior eu não sabia, então eu não posso mudar o sinal. Lembre-se: só mude o sinal se souber o valor."

Como a criança está a 15 metros, e o carro parou a 10 metros, então o carro estará a (15-10) 5 metros da criança.

Alternativa "C)"