Segundo Cristóvão Tezza, "Começamos a escrever para representar o mundo e a escrita acaba dos representando. É um trabalho solitário, de uma solidão muito povoada, cheia de vozes, teias, armadilhas e surpresas". Atendo-se nessa premissa e, também, com base na metáfora da teia trabalhada na aula (texto de Rubem Alves), ANALISE as assertivas:


I. No processo de construção textual, a metaconsciência é fator fundamental que consiste no planejamento e no monitoramento constante e consciente de cada um dos fios que compõem seu texto, isto é, monitoramento das palavras, frases e etapas que o constituem.


II. A teia, isto é, o texto escrito comunica, exclusivamente, a voz do escritor, demonstrando seu estilo e revelando uma autoria bem marcada, completamente livre da influência de outras vozes.


III. Nesse "trabalho solitário", é muito importante que o sujeito produtor coloque-se como "o outro de si mesmo" no processo de construção da escrita, pois desse modo pode prever as possíveis dúvidas de seus leitores, preencher lacunas, corrigir incoerências e atribuir mais clareza às suas ideias.


IV. Por ser "um trabalho solitário", muito mais que persistência, a aranha, isto é, o escritor precisa de muitos momentos de inspiração e da certeza de que nasceu com o dom para esse ofício.


Estão corretas:

ALTERNATIVAS
Apenas II e IV.
Apenas II e III.
Apenas III e IV.
Apenas I e IV.
Apenas I e III.

1

Respostas

2014-07-12T16:37:22-03:00
Estão corretas apenas I e III.