Respostas

2014-07-12T15:49:57-03:00
Ei gatinha so basta voce trocar aonde tiver o x coloca o y e aonde tiver o y coloca o x e depois voce isola o y denovo como eeu fiz 
espero ter ajudado se gostou marque como a melhor resposta

1 5 1
A melhor resposta!
2014-07-12T17:00:09-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Olá Elenilde,

dada a função de IR em IR, definida por,

h(x)=-7x- \dfrac{1}{2}

fazendo h(x)=y, teremos:

y=-7x- \dfrac{1}{2}

Troque y por x e siga realizando as operações:

x=-7y- \dfrac{1}{2}\\\\
x+7y=- \dfrac{1}{2}\\\\
2(x+7y)=-1\\
2x+14y=-1\\
14y=-1-2x\\\\
y= \dfrac{-1-2x}{14}\\\\
y= \dfrac{-2x-1}{14}\\\\
y= \dfrac{-2x}{14}- \dfrac{1}{14}\\\\
y= \dfrac{-2x:2}{14:2}- \dfrac{1}{14}\\\\
y= -\dfrac{x}{7}- \dfrac{1}{14}\\\\\\
\boxed{h^{-1} (x)=- \dfrac{x}{7}- \dfrac{1}{14}}

Espero ter ajudado e tenha ótimos estudos =))


2 5 2