Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-07-12T16:55:48-03:00
Caneta= y           caderno=x                   
    3x+2y=19    (-2)
    2x+3y=16    (x3)      
                                                            caneta=R$2,00
   -6x-4y=-38                                          caderno=R$5,00
    6x+9y=48    =>6x+18=48            
----------------------      6x=30                                       
        5y=10             x=5                         RESPOSTA: Letra B
        y=2
1 5 1
A melhor resposta!
2014-07-12T17:02:26-03:00
Não sabemos o preço, vamos chamar caderno de x e canetas de y,
O preço de três cadernos e duas canetas é R$ 19,00, 3x+2y=19
Dois cadernos e três canetas custam R$16,00.,2x+3y=16
 \left \{ {{3x+2y=19} \atop {2x+3y=16}} \right. \\  \\
3x+2y=19 \\ 
3x=19-2y \\ 
x= \frac{19-2y}{3}  \\  \\ 
2x+3y=16 \\ 
2( \frac{19-2y}{3} )+3y=16 \\  \frac{38-4y}{3}=16-3y*(3) \\ \38-4y=48-9y \\  \\ -4y+9y=48-38 \\ 5y=10 \\ y=2
Voltando a primeira equação:
2x+3y=16 \\ 2x+3*2=16 \\ 2x+6=16 \\ 2x=10 \\ x=10,
2 5 2