Os protozoários, de acordo com o tipo de locomoção, são classificados em quatros grupos: Cilióforos, flagelados, rizópodes e esporozoários. Explique as características de cada grupo

Um Aluno disse que os cogumelos são plantas. Outro aluno mostrou que existe uma diferença importante entre a nutrição dos fungos e das plantas. Qual é essa diferença?

É correto utilizar qualquer cogumelo sem conhecer sua espécie, qual é essa diferença?

Um Líguem não é um início de organismo, mas organismo de duas espécies vivendo em associação?

a) Que organismo formam o líguem ?
b) Como se chama esse tipo de associação? Qual vantagem para cada um deles?

1

Respostas

2014-07-12T19:03:09-03:00
01. Classificação dos Protozoários
Cilliophora 
(Ciliados): Apresentam cílios que permitem a natação (em espécies livre-nadantes) ou a captura de alimento (em espécies sésseis). A maioria das espécies tem vida livre (ex: Paramecium sp., ciliado de água doce).

Zoomastigophora (Flagelados): Apresentam flagelos que permitem a natação (em espécies livre-nadantes) ou a captura de alimento (em espécies sésseis). Há espécies de vida livre  (ex: Codosiga sp.,coanoflagelado de água doce) e parasitas (Trypanosoma cruzi, que causa doença de Chagas). 

Rizópodes  (Amebas): Célula flexível, sem estruturas de sustentação. Locomoção e captura de alimento por meio de pseudópodes (falsos pés). Há espécies de vida livre (ex: Amoeba proteus, que vive em água doce).

Apicomplexa (Esporozoários): Não apresentam estruturas locomotoras. Possuem, em alguma fase de vida, uma estrutura celular chamada complexo apical. Todas as espécies são parasitas. Exemplo: Plasmodium vivax (causador da malária)

02. A diferença é que as plantas fabricam o seu próprio alimento, realizado através da fotossíntese. E os fungos têm nutrição heterotrófica, a maioria das espécies vive no solo, onde se alimenta de cadáveres de animais, de plantas e de outros seres vivos. Certas espécies ainda são parasitas, vivendo à custa de animais e de plantas vivos.

03. Não, pois da mesma forma que existem cogumelos que podem ser utilizados para consumo próprio (exemplo: o cogumelo champignon, utilizado na culinária), há cogumelos venenosos e alucinógenos (exemplo: amanita phalloides ou chapeu-da-morte).

04. Correto. 
A. O Líquen é um organismo formado por espécies de fungos com certa algas ou cianobactérias.
B. Se chama associação mutualística. A alga (ou cianobactéria) realiza a fotossíntese e produz matéria orgânica, parte da qual é aproveitada pelo fungo; este, por sua vez, tem facilidade em absorver água e nutrientes, que as algas aproveitam.
1 5 1