(OBF-2006) Um corpo em forma de paralelepípedo, de massa 2,0kg, está apoiado na extremidade de uma tábua. Umapessoa suspende a tábua até que, quando o ângulo formado entre a tábua e o plano horizontal é de 30°, o corpo entraem movimento uniforme.Para essa situação, determine:
a) a força de atrito, em N, a que fica submetido o corpo quando em movimento uniforme;
b) a força de reação à compressão que o corpo faz sobre a tábua quando está deslizando.

2

Respostas

2014-07-12T20:23:32-03:00
A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-07-12T20:26:25-03:00
Fique ligado, toda vez que uma questão diz que um  corpo entra em movimento uniforme, assim não há aceleração, logo a força resultante que atua no corpo é igual a zero. 
Mas vemos que a força peso age sobre ele e contra o movimento tem também a força de atrito assim:
Fr=o \\ P.sen \alpha -Fat=0 \\ P.sen \alpha =Fat \\ m.g.sen 30 =Fat \\ 2.10. \frac{1}{2} =Fat \\ \boxed{\boxed{Fat=10N}}

Fn=P.cos \alpha  \\ Fn=m.g.cos \alpha  \\ Fn=2.10. \frac{ \sqrt{3} }{2} \\ \boxed{\boxed{Fn=10 \sqrt{3}N}}
2 5 2