Respostas

A melhor resposta!
2014-07-13T02:05:48-03:00
Hélio (He) tem número atômico 2 (prótons). Faz parte do grupo/ família 8A Distribuição 1s2 não tem tem a camada de valência completa, K=2 ( primeira camada - dois elétrons ) Oo hélio faz parte dos gases nobres ou inertes. Assim 1s2 > 1 número quântico principal, s -> número quântico secundário, 2-> quantidade de elétrons no subnível.
o "s" possui uma ''caixinha " onde eu coloco os spin uma seta para cima e uma seta para baixo pois são dois elétrons. Obs.: Saiba que quando coloca os spin primeiro são as setas para cima para completar a quantidade dada de elétrons e se completou as "caixinhas " e não deu a quantidade de elétrons continua agora preenchendo com seta para baixo. 
Assim temos número quântico do primeir. elétron: n=1, l=0,m=0, s (spin)= -1/2
e do segundo > n=1,l=0,m=0,s=+1/2 
"O elemento químico hélio forma o gás hélio. O gás hélio é um gás que pertence ao conjunto dos gases nobres. Esse gás é formado por um único átomo isolado, não há ligações entre os átomos de hélio para a formação desse gás, por isso é chamado de monoatômico. O gás hélio em si é uma substância simples, também não se combina com átomos ou elementos químicos diferentes.
Na condição de elemento químico, a representação estrutural de sua massa é formada por dois prótons (carga positiva) e dois nêutrons (sem carga elétrica), e possui também dois elétrons girando no orbital distante do núcleo, que balanceiam a carga positiva dos prótons. No entanto a massa dos dois  elétrons não é considerada, por ser proporcionalmente desprezível."  
 "
É um gas monoatômico, incolor e inodoro. O hélio tem o menor ponto de evaporação de todos os elementos químicos, e só pode ser solidificado sob pressões muito grandes. É o segundo elemento químico em abundância no universo, atrás do hidrogênio, mas na atmosfera terrestre encontram-se apenas traços, provenientes da desintegração de alguns elementos. 
O hélio tem outras aplicações, como: 
A mistura hélio-oxigênio é usada para mergulhos a grande profundidade, já que é inerte e menos solúvel no sangue que o nitrogênio e se difunde 2,5 vezes mais depressa, reduzindo o tempo necessário para a descompressão, apesar de iniciar-se em maior profundidade elimina o risco de narcose por nitrogênio (embriaguês de profundidades). 
Devido ao seu baixo ponto de liquefação e evaporação pode ser usado como refrigerante a temperaturas extremadamente baixas em imãs supercondutores e na investigação criogênica a temperaturas próximas do zero absoluto. 
Em cromatografia de gases é usado como gás transportador inerte. 
A atmosfera inerte de hélio é empregada na soldadura por arco e na fabricação de cristais de silício e germânio, assim como para pressurizar combustíveis líquidos de foguetes. 
Em túneis de vento supersônicos. 
Como agente refrigerante em reatores nucleares. 
O hélio líquido encontra cada vez maior uso em aplicações médicas de imagem por ressonância magnética (RMI)."
"Esta é uma propriedade de todos os outros gases do grupo 18 (8A ou 0) da Tabela Periódica que possuem nível de energia completo, apresentando as características de um gás nobre, ou seja, é inerte (não reage) como os demais elementos.
Propriedades físicas do Hélio:
Gás monoatômico, incolor e inodoro. O Hélio equivale ao segundo elemento químico mais abundante no universo e só perde para o hidrogênio, é encontrado em 20 % da matéria das estrelas, mas na atmosfera terrestre a quantidade é mínima. Existem os depósitos naturais de Hélio nos Estados Unidos, Rússia e Argélia, nestes locais é possível obter quantidades significativas do gás. Podem se encontrar amostras do gás Hélio em águas minerais e erupções vulcânicas.
A densidade do Hélio é menor que a densidade do ar, tornando-o mais leve.
Aplicações: é usado para encher balões e dirigíveis, foi escolhido para este fim por ser um o gás menos inflamável. É aplicado ainda como líquido refrigerante de materiais supercondutores e como gás de equipamentos para mergulhos de grande profundidade."
figura refere ao helio

2 5 2
O bromo (Br) famíla 7A, possui 35 prótons -númer atômico. Com 35 elétrons distribui : [Ar] 4s2 3d10 4p5 camada de valência (última camada): 4s2 4p5 (sete elétrons 7A) O bromo é do grupo/família 7A (halogênios)
" O Bromo encontrado na natureza está geralmente em formato de sais (por isso o seu descobrimento nas salinas) e não em seu estado elementar. Nos oceanos, há a presença de 67 mg de Bromo/L, e sua extração comercial provém daí.Pode-se extrair o bromo da água do mar através da redução dos íons de bromo com cloro gasoso:2Br- + Cl2 → Br2 + 2Cl-O Bromo, assim como os outros halogênios, possui sete elétrons na ultima camada e, para adquirir estabilidade, necessitam ganhar um elétron
.O Bromo, assim como o Mercúrio, é líquido em temperatura ambiente. Além disso, é volátil, denso e instável, podendo evaporar facilmente em temperaturas comuns, formando um vapor avermelhado. Também possui uma alta capacidade de oxidação, além da capacidade de dissolução em compostos orgânicos apolares, como o álcool."
O bromo tem camada (ta na quarta) N, sendo n=7