Respostas

2014-07-13T13:28:18-03:00
Porque isso ja faz parte de nossos costumes.

1 2 1
2014-07-13T14:35:49-03:00
Bem, consideram que o homem é um ser incapaz de "não se relacionar", ou seja, é um "ser social", naturalmente. Por que 1) ninguém é capaz de sobreviver ou crescer sozinho. Uma frase sobre o assunto que recomendo lembrar é "Ninguém é uma ilha", do escritor Fernando Pessoa.

Ok. Legal. Já sabemos que nos relacionamos por necessidade-mor de sobrevivência, então agora é como e o porquê de fazermos isso de formas diferentes.

O ser humano também é resultado das pessoas com que convive (primeiramente, pais e familiares próximos, então colegas e amigos), da sociedade em que vive e das crenças que cultiva, exemplificando: Você não seria a mesma pessoa se tivesse nascido no Iraque. Você teria costumes completamente diferentes, faria parte de outra cultura.

Então porquê nos comportamos de uma forma padronizada? Vamos culpar a sociedade! Esta que nos impõe padrões de hierarquia. Por exemplo: "Respeite seus pais." Mas porque você deve respeitá-los? Ah sim, porque são seus pais. "Respeite os mais velhos..." Novamente: Por quê? Ah sim! São mais experientes, viveram mais, sabem mais.
Tudo isso são construções sociais impregnadas em nós, ou um senso comum. Conceitos que estão a tanto tempo sendo repetidos que sequer nos damos o trabalho de pensar "o porquê" de termos de fazer isso^, ou de respeitar aquilo.

Chegar a conclusão de por que nos relacionamos de forma diferente com pessoas diferentes não é tão difícil assim. Obrigatoriamente, nos relacionamos por interesse (o que não é necessariamente negativo), mesmo com nossos amigos mais próximos (mas qual interesse teríamos? Interesse de não ficarmos sós, de nos divertirmos, etc).

Agora imagine! Você é um gerente de uma grande empresa. Com certeza você perceberá que os funcionários abaixo de você no quesito "importância" agem de uma forma mais informal entre si do que na sua presença. E o mesmo acontece com você quando está diante do presidente dessa empresa.
Por quê? Ele é seu chefe. Esta hierarquicamente acima de você. E a sociedade nos impõe que respeitemos ele simplesmente por isso.  
Outra situação: Você está num churrasco com amigos, ri alto, extrapola um pouco na bebida, faz brincadeirinhas que para outras pessoas seriam desrespeitosas, mas seus amigos mal se importam com isso e, ainda por cima, se divertem!
Por quê? Você os vê como iguais. Vocês se relacionam, por causa de preferências em comum. Não por obrigação profissional como onde você trabalha...

Espero ter ajudado.
1 5 1