Respostas

2013-07-27T16:17:28-03:00
De fato. As consequências dessa guerra foram a perda do importante território da Cisplatina, que de acordo com uma intervenção inglesa, se tornou e independente e formou o Uruguai. Grande parte da população brasileira não apoiou tal guerra (impostos, por exemplo). Depois do seu fim, o Brasil mergulhou em uma crise sem precedentes, uma vez que não saiu vitorioso e o governo gastou muito com material bélico. Assim, a guerra manchava também a imagem de D. Pedro (que caminhava para uma renúncia) e o Brasil se viu em meio a uma grande insatisfação e crise política.
9 3 9
2013-07-27T17:37:40-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Sim, além da Guerra da Cisplatina, outros fatores fizeram com que o imperador D. Pedro I abdicasse o trono brasileiro, dentre elas estão : a crise econômica, que se instalou desde o período joanino ; a Confederação do Equador, que teve um padre buscando a independência dos estados do nordeste brasileiro ; atitudes absolutistas do imperador. Enfim, todos esses acontecimentos balançaram o cargo de D. Pedro I, que após a derrota na Guerra da Cisplatina, afundou cada vez mais, e logo depois, ele simplesmente fugiu do Brasil, deixando o poder nas mãos de D. Pedro II.
5 3 5