Questões fáceis!!! Valendo 45 pontos.

1 - Nas plantas de ervilhas usadas por Mendel em seus cruzamentos, flores vermelhas são condicionadas por um gene dominante e flores brancas, por seu alelo recessivo. Um cruzamento entre plantas heterozigóticas resultou em 360 descendentes. Desses, Mendel esperaria quantas plantas brancas?

2 - Em abóboras, o fruto branco é dominante sobre o fruto amarelo. Se uma planta heterozigota para branco é cruzada com uma planta de frutos amarelos, qual será o fenótipo esperado desse cruzamento? Faça o quadro com a resolução do exercício. (se não for possível, me expliquem como a resolução foi feita)

3 - No periquito australiano, a cor verde das penas se deve a um gene dominante e a cor branca das penas se deve ao seu alelo recessivo. Qual é a porcentagem da prole esperada do cruzamento de um periquito verde heterozigoto com uma ave branca? Faça o quadro com a resolução. (se não for possível, me expliquem como a resolução foi feita)

4 - Um homem hemofílico, casado com uma mulher normal, transmite o gene da hemofilia para:
a) todas as filhas
b) todos os filhos
c) metade dos filhos
d) metade das filhas
faça o quadro com a resolução. (se não for possível, me expliquem a resolução)

5 - Ele é doador universal e ela receptora universal. De que grupos sanguíneos poderão ser os filhos do casal? Faça o quadro com a resolução. (se não for possível, me expliquem como a resolução foi feita)

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-13T20:53:21-03:00
1) Aa x Aa
F -> AA, Aa, Aa, aa. 25% brancas.
360*,0,25 = 90 flores brancas

2) Aa x aa
Genótipos: A e a na primeira e "a" na segunda
......A.....a
a..l..Aa.l aa
50% Aa -> fruto branco
50% aa -> fruto amarelo

3) Periquito Aa x aa Periquita
Aa; a
........A......a
a...l..Aa.l.aa
Prole:
50% -> penas verdes
50% -> penas brancas

4) Hemofilia é ligada ao cromossomo X, sendo assim, ele doará um cromossomo X afetado para todas as filhas e como a doença é dominante, todas as filhas serão hemofílica. Nenhum filho será hemofílico porque o pai doará o Y e a mãe o X normal.
sendo assim, Letra A.

5) Doador universal: O => ii
Recebedor universal: AB => IaIb
Genótipo do pai: i
Genótipo da mãe: Ia e Ib
........Ia........Ib
i...l..Iai....l...Ibi
50% Iai => Grupo A
50% Iab => Grupo B


3 4 3