HELP ME PLEASE
Em uma sala, havia certo número de jovens. Quando Paulo chegou, o número de rapazes presentes na sala ficou o triplo do número de garotas. Se, ao invés de Paulo, tivesse entrado na sala Alice, o número de garotas ficaria a metade do número de rapazes. O número de jovens que estavam inicialmente na sala (antes de Paulo chegar) era

2

Respostas

2014-07-14T13:37:22-03:00
Tem certeza que quando Paulo chegou não foi o NÚMERO DE PRESENTES  o triplo do de garotas? Porque não é possível a conta se for o número de rapazes.
A melhor resposta!
2014-07-14T14:06:15-03:00
R = RAPAZES          G = GAROTAS
RAPAZES + 1 = TRIPLO DAS GAROTAS ⇒  R + 1 = 3G
GAROTAS + 1 = METADE DOS RAPAZES ⇒ G + 1 = R/2  OU 2G + 2 = R
R = 2G + 2

R +1 =3G    SUBSTITUINDO O R
2G + 2  + 1 = 3G
2 + 1 = 3G - 2G
G = 3

R + 1 = 3G
R + 1= 3X3
R = 9 - 1
R = 8
RAPAZES + GAROTAS=
8 + 3 = 11
2 5 2