Respostas

2014-07-14T15:26:10-03:00
Extrativismo vegetal e mineral, indústria (eletroeletrônicos, automobilística, etc...) e agricultura.
2014-07-14T15:54:19-03:00
As principais atividades econômicas são o extrativismo vegetal e mineral, a indústria e a pesca. O extrativismo vegetal orienta-se para a exploração da castanha-do-pará e da borracha. Já no setor de mineração, os principais produtos são o calcário e o estanho. 

A capital do Estado, Manaus, é a cidade mais populosa, tratando-se ainda de um importante centro industrial, gerado a partir da criação da Zona Franca de Manaus em 1967. No setor industrial amazonense, destaca-se a indústria eletro-eletrônica, além das indústrias voltadas aos produtos da mineração e aos produtos alimentícios. 

A pesca consiste numa importante atividade para o Estado, em grande parte voltada para a subsistência, já que o Amazonas possui uma rica e abundante malha hidrográfica. 

Entre os principais produtos da agricultura amazonense têm destaque o arroz, a banana, a laranja e a mandioca. 

Os olhos do mundo inteiro voltam-se para a região do Estado do Amazonas e, de modo mais amplo, à Floresta Amazônica, num momento de esgotamento de muitas das fontes energéticas, minerais e vegetais. Paralelamente, o interesse internacional pela região dá-se pelo fato do Amazonas conter hoje uma das últimas florestas de grande porte existentes no mundo que ainda não foram totalmente estudadas e exploradas.